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E-book Canto Coral infantojuvenil: Reflexões e Ações – Débora Andrade e Ana Lúcia Gaborim Moreira (Mosaico, 2020)

E-book 2020 - Canto Coral infantojuvenil - Reflexões e Ações (Débora Andrade e Ana Lúcia Gaborim Moreira)

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Canto Coral Infantojuvenil: Reflexões e Ações

Coletânea com 8 capítulos e 8 diferentes autores + 12 Partituras com canções

Organização: Débora Andrade e Ana Lúcia Gaborim Moreira (ed. Mosaico, 2020)​

Este livro nasceu do desejo de reunir diferentes experiências de regentes brasileiros junto a corais infantojuvenis, com o intuito de compartilhar saberes, técnicas e orientações práticas diversas. Obviamente, por motivos variados e incontroláveis, muitas outras importantes experiências não compõem este material – motivo que nos faz desejar que muitos outros livros nasçam dessa ideia. Sabemos
que são poucas as publicações nacionais voltadas especificamente para o trabalho coral infantojuvenil, contudo, percebemos que a produção de artigos e o número de comunicações realizadas em congressos científicos têm crescido, nos últimos anos, no Brasil.

Apresentação

(reproduzido do livro)

Ana Lúcia Gaborim-MoreiraDébora Andrade

Este livro nasceu do desejo de reunir diferentes experiências de regentes brasileiros junto a corais infantojuvenis, com o intuito de compartilhar saberes, técnicas e orientações práticas diversas. Obviamente, por motivos variados e incontroláveis, muitas outras importantes experiências não compõem este material – motivo que nos faz desejar que muitos outros livros nasçam dessa ideia. Sabemos que são poucas as publicações nacionais voltadas especificamente para o trabalho coral infantojuvenil, contudo, percebemos que a produção de artigos e o número de comunicações realizadas em congressos científicos têm crescido, nos últimos anos, no Brasil. 

Não pretendemos apresentar, nesta obra, soluções inquestionáveis pelo campo. Pelo contrário, este material apenas oferece algumas referências, que devem ser, analisadas, contextualizadas e, portanto, confrontadas com a experiência – ou inexperiência – do(a) leitor(a). Espera-se, ainda, que essas referências possam levar leitores à reflexão, à compreensão e ao pensamento crítico sobre o trabalho coral – e assim, impulsionar crescimento e revitalização nessa área.

Dito isso, apresentamos os capítulos e seus autores, a seguir:

O primeiro capítulo traz informações basilares da formação de coro infantil. A autora Gisele Cruz discorre sobre o número ideal de crianças em um grupo, a faixa etária, a duração, a periodicidade e a organização dos conteúdos a serem ensinados em cada ensaio, as especificidades relacionadas à voz infantil, a escolha do repertório e as condições necessárias para a realização dos concertos, pelas crianças. 

No segundo capítulo, a autora Betânia Discacciati nos apresenta uma revisão bibliográfica a respeito das mudanças fisiológicas que ocorrem no sistema fonador do adolescente, das possíveis classificações vocais, bem como orientações de como utilizar alguns exercícios vocais, durante essa fase.

Considerando importante proporcionar no canto coral um espaço para a liberdade de expressão da criança, no qual ela tenha a oportunidade de exteriorizar seu conhecimento, suas emoções e sua individualidade, a autora Ilcenara Serafim Klem trata no terceiro capítulo de um assunto pouquíssimo abordado pela literatura coral: a criação. Neste capítulo, a referida autora nos relata sua experiência, junto ao coral infantil do Centro de Musicalização Infantil da Universidade Federal de Minas Gerais, relacionada à composição de um musical, tendo como referência literária um conto do escritor Rubem Alves. 

No quarto capítulo, a autora Patricia Costa nos apresenta reflexões a respeito da utilização do recurso cênico em corais infantis e jovens, como um veículo para a expansão dos sentidos, que colabora para o desenvolvimento do indivíduo e do coro. Além de discorrer sobre as diferentes fases do desenvolvimento corporal da criança e do adolescente, a autora fornece ideias de como os recursos cênicos podem ser utilizados, nesse contexto.

Distante do interesse de fornecer uma receita universal de como escolher o repertório musical para um coro infantojuvenil, a autora Vivian Assis propõe uma reflexão sobre os objetivos e os critérios envolvidos nesse processo de escolha das canções. E embora se considere as especificidades de diferentes contextos corais infantojuvenis, a autora alerta para a importância de que essa escolha abra possibilidades de colocar em prática conceitos vocais e musicais, tais como afinação, respiração, dicção, dinâmica, altura, ritmo e timbre.

Considerando o gestual de regência como uma importante forma não-verbal de comunicação, a autora Débora Andrade reflete no sexto capítulo sobre a influência que esse gestual pode exercer sobre a sonoridade de coros infantojuvenis. Num primeiro momento, baseada numa revisão bibliográfica, a autora apresenta expressões gestuais que extrapolam a técnica convencional de regência, bem como os efeitos que eles podem causar na expressão vocal. Num segundo momento, ao apresentar exemplos musicais, a autora reflete sobre a escolha do compasso a ser regido, atentando para o fato de que nem sempre o compasso proposto na partitura é o que melhor comunica aos coralistas o caráter expressivo desejado.

No sétimo capítulo, a autora Ana Lúcia Gaborim-Moreira leva os leitores a refletir sobre a sua própria formação e ação, enquanto regentes e educadores musicais. A autora traz um pouco das dificuldades e desafios enfrentados em sua trajetória como regente de coros infantojuvenis em diversos contextos, juntamente com alguns possíveis caminhos e soluções encontrados ao longo de sua carreira de professora e pesquisadora. O texto, apresentado em forma de conferência expandida, é embasado pela própria tese da autora, na qual é analisado o trabalho desenvolvido
junto ao PCIU! – Projeto Coral Infantojuvenil da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A referida tese recebeu Menção Honrosa na área de Linguística, Letras e Artes do “Prêmio Tese Destaque USP 2016” e constitui um material de referência para regentes e pesquisadores do canto coral infantojuvenil.

No capítulo seguinte, Lilia Valente nos apresenta o “Gran Finale: Festival Nacional de Corais Infantis e Jovens” como um importante espaço de formação de regentes brasileiros.

Além de traçar um histórico do referido evento, que chegou à sua décima quarta edição, a autora reflete sobre os impactos que o evento causou na formação de regentes, coros e coristas, além de apresentar os frutos das ações desenvolvidas ao longo dos anos.

Por fim, o nono capítulo reúne doze compositores, quais sejam Ana Lúcia Gaborim- Moreira, Betânia Discacciati, Bruna Oliveira, Ciro Canton, Daisyane Isabel Costa Detomi, Débora Andrade, Elda Cecília, Ian Guest, João Paulo Luiz Aparecido Silva, Jomar Marques de Lima, Laura Cândida e Lilian Dias. Estes compositores nos brindam com quatorze canções que vão do uníssono à divisão de três vozes, criadas especialmente para o público infantojuvenil, tendo respeitadas suas especificidades vocais. 

Desejamos, sinceramente, que as reflexões e ações aqui registradas possam auxiliar os regentes de corais infantojuvenis na condução dessa atividade, tão prazerosa e necessária aos nossos jovens músicos.

Sobre os autores:​

Ana Lúcia Gaborim-Moreira é Bacharela em Composição e Regência, Mestra em Música e Doutora em Artes (UNESP/USP). Sua tese sobre a Regência Coral infantojuvenil recebeu menção honrosa no Prêmio Destaque USP 2016, na área de Linguística, Letras e Artes, e é referência nacional para pesquisas na área. É professora do curso de Música da UFMS nas áreas de Regência, Canto Coral e Técnica Vocal. É regente do PCIU! – Projeto Coral Infantojuvenil da UFMS, Coro Feminino da UFMS, Coral da UnAPI (terceira idade), Grupo Vocal CanteMus e Camerata UFMS Cordas. Participou do CD Crianceiras 2, como regente do coro infantojuvenil. Coordena o GPEP – Grupo de Pesquisa em Educação e Prática Musical e tem publicados artigos em congressos e periódicos nacionais e internacionais. É membro da AFLAMS – Academia Feminina de Letras e Artes de MS – e tem recebido diversos prêmios de mérito cultural, como a Medalha do Mérito Músico Militar (Base Aérea de Campo Grande, MS), o Troféu Villa-Lobos (Itabira, MG) e a Medalha Noel Rosa (Rio de Janeiro, RJ). 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2023356392983243 | Contato: anaemarcelo440@gmail.com 
Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCO87hDZ10AL86_S5yXCC0qA
Instagram – @pciu_ufms | Facebook – https://www.facebook.com/coroinfantojuvenilufms

Betânia Discacciati – É formada em Percussão pela Bituca Universidade de Música Popular, licenciada em Música pela Universidade Federal de São João del-Rei, com habilitação em Canto Popular e rege o coro infantil e o grupo de percussão da Sociedade São Miguel Arcanjo, em Barbacena, desde 2012.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6468080909023548 | Contato: betania.discacciati@gmail.com

Bruna Oliveira – É licenciada em Música com habilitação em Canto Popular pela Universidade Federal de São João del-Rei. Atualmente trabalha com seu repertório autoral, que inclui canções voltadas para o público infantil.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6460037473134581 | Contato: brunawap@hotmail.com

Ciro Canton – É mestre em História, licenciado em Música, com habilitação em Canto Popular, e licenciado em História pela Universidade Federal de São João del-Rei. Possui formação complementar em Canto pela Bituca Universidade de Música Popular e é ator credenciado pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Minas Gerais (SATED-MG). É também professor efetivo de História na Rede Municipal de Ensino de São João del-Rei.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2893799080326389 | Contato: cirocanton@hotmail.com

Daisyane Isabel Costa Detomi – É licenciada em Música, com habilitação em Educação Musical pela Universidade Federal de São João del-Rei e é graduanda em Pedagogia na Universidade Paulista (UNIP). Possui formação em violino pelo Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier e atuação em orquestras locais. Atualmente, é professora de música na educação básica nas turmas do maternal aos anos iniciais do Ensino Fundamental e participa do grupo de pesquisa CRIA – Centro de Respeito às Infâncias e suas Aprendizagens da UFSJ.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4475958544064966 | Contato: daisy_costasv@yahoo.com.br

Débora Andrade – É mestra em Música, especialista em Educação Musical e bacharela em Música/Regência pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é docente no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São João del-Rei e cursa Doutorado em Educação na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7020915397888281 | Contato: debora.andrade@ufsj.edu.br

Elda Cecília – É licenciada em Música, com habilitação em Educação Musical pela Universidade Federal de São João del-Rei.

Contato: elda.cecilia@yahoo.com.br

Gisele Cruz – É mestra em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e bacharela em música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Especializouse em Regência Coral e Pedagogia Musical com diversos profissionais no Brasil e exterior. Editou pelo SESC São Paulo o livro “Canto, Canção, Cantoria – Como Montar um Coral Infantil” e, pela mesma instituição, participou com o coro infantil do CD e DVD “Na casa da Ruth”. É regente do VocalDante, grupos infantil e juvenil do Colégio Dante Alighieri e do Coral Jovem do Instituto Baccarelli. Desenvolve intensa atividade pedagógica em Festivais de Música, workshops, cursos e painéis de regência para professores de música e regentes em todo o país, e junto a renomadas instituições como o Centro de Música da FUNARTE (Fundação Nacional das Artes) e a Associação de Amigos do Projeto Guri para quem escreveu o “Livro Didático para Coral Infanto-juvenil – Básico I, versão do educador e versão do aluno. É organizadora do site “Canto e Cantoria”.

Site: www.cantoecantoria.com.br | Lattes: http://lattes.cnpq.br/3912237762389945 | Contato: giselecruz.gc@gmail.com

Ian Guest – Húngaro radicado no Brasil, desde 1957, é bacharel em Composição pela UFRJ e pela Berklee College of Music e introdutor do Método Kodály de musicalização, no Brasil. É autor de livros e CDs publicados pela Lumiar Editora e Irmãos Vitale, tal como os três volumes de “Arranjo, método prático”, os três volumes de “Harmonia, método prático” e “16 estudos, escritos e gravados para piano”. Atualmente, é professor de musicalização pelo Método Kodály e harmonia na Bituca – Universidade de Música Popular.

Página: https://www.ianguest.com.br | Contato: ianguest.kodaly@gmail.com

Ilcenara Klem – É bacharela em Música/Regência e especialista em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Contato: ilcenara@hotmail.com

João Paulo Luiz Aparecido Silva – É licenciado em Música, com habilitação em Educação Musical pela Universidade Federal de São João del-Rei.

Contato: jotapaulomusic@hotmail.com

Jomar Marques de Lima – É licenciando em Educação Musical na Universidade Federal de São João del-Rei.

Contato: lijoesea@gmail.com

Laura Cândida – É licenciada em Música, com habilitação em Canto Popular pela Universidade Federal de São João del-Rei.

Contato: lauraujo10@hotmail.com

Lilian Dias – É licenciada em Música, com habilitação em Educação Musical Universidade Federal de São João del-Rei, atuando como professora de Artes em escola de Educação Básica. 

Contato: lilian.violino@gmail.com

Lilia Valente – É produtora e regente de coral há mais de vinte anos. Aperfeiçoou-se em Regência de Coral Infantil na Butler University, em Indianápolis, com o maestro Henry Leck. Coordenou o curso de Iniciação Musical no Conservatório Municipal de Salto, foi regente e fundadora do Coral Tom Jobim e da disciplina Prática Coral na antiga Universidade Livre de Música Tom Jobim. Idealizou e dirige o Gran Finale – Festival Nacional de Corais Infantis e Jovens.

Página: http://www.granfinalefestival.com.br | Contato: contato@liliavalentecoral.com.br

Patricia Costa – É doutora em Práticas Interpretativas, mestra em Educação Musical e habilitada em Música pela UNI-RIO. É diretora cênica, criadora e regente do projeto de corais do Colégio São Vicente de Paulo/ Cosme Velho, desde 1993 em atividade contínua. Seu coro juvenil São Vicente a Cappella é referência na área e, em julho de 2019, conquistou o 1º lugar (categoria juvenil misto) no Summa Cum Laude International Youth Festival, em Viena, Áustria. Em colaboração com corais de música brasileira na Alemanha (Stuttgard, Colônia, Munique e Berlim), vem apresentando e desenvolvendo sua abordagem EYES (Expressive Youthful Ensemble Singing) que, através da interseção das linguagens teatral e musical, busca aprimorar o canto expressivo em grupo. É professora convidada dos programas de pós-graduação em regência coral e educação musical do Conservatório Brasileiro de Música, onde também ministra cursos de extensão universitária.

Site: https://www.pccantocoral.com | Lattes: http://lattes.cnpq.br/1595171236975766 | Contato: pccantocoral@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/pccantocoral

Vivian Assis – é Mestre em Música e Bacharel em Regência pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em sua trajetória, além ter regido diversos corais de Belo Horizonte, como Corais do Colégio Santo Antônio e Coral do CEFAR – Centro de Formação Artística, gravou três CD’s (dois com o Coral Cariúnas e um com o Coral do Colégio Padre Eustáquio) e foi regente assistente do Coral Lírico de Minas Gerais entre 2012 e 2013. Atualmente, é professora efetiva de canto coral da Escola de Música da UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, onde também coordena o projeto de extensão do Coro Feminino.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0443854766200515 | Contato: vivian.assis@gmail.com