fbpx

2011

2011

6ª Oficina Coral Infantil Primeiros Passos

6ª Oficina Coral Infantil Primeiros Passos
Coordenação: Lilia Valente

Como iniciar um Coral Infantil

Coral Infantil Primeiros Passos visa fornecer informações para regentes iniciantes através dos temas: como iniciar um Coral Infantil, exercícios de aquecimento corporal e vocal, músicas com movimento, otimização do tempo de ensaio e montagem do repertório com  apostila inclusa.

Grupo de Estudos

Espaço para reflexão, troca de experiências e vivências entre os participantes sobre o tema e o profissional convidado de cada encontro.

Grupo de Estudos com Ari Colares – Oficina Percussão – A estrutura dos ritmos brasileiros – O objetivo é orientar o regente no entendi-mento da estrutura dos ritmos populares e sua relação com a movimentação corporal básica. Partindo do samba como exemplo principal, outros ritmos afro-brasileiros serão trabalhados, como o maracatu e os congos de Minas Gerais. A prática em instrumentos de percussão e melodias tradicionais nortearão o trabalho.

Grupo de Estudos com Ana Yara Campos – Oficina Repertório – Mais perto do repertório – Objetivo: aproximar-se de aspectos técni-co-musicais relacionados ao repertório coral infanto-juvenil, quanto às concepções, tendências, desafios e possibilidades, cola-borando com o trabalho de regentes e educadores; reflexão na prática com a vivência de exemplos.

Grupo de Estudos com André Hosoi do Barbatuques – Oficina Percussão Corporal – Percussão Corporal – Promover o aprendizado do amplo repertório de sons que podem ser produzidos pelo corpo: efeitos de voz, tipos de palmas, estalos de dedo, sapateados, estalos de língua, batidas no peito e bochecha, percussão vocal, assobios. Exercícios de independência rítmica entre pés, mãos, voz, montagem de ritmos e jogos que trabalham atenção e relacionam sons com movimentos.

Convidados:

Lilia Valente – Formada em Comunicação Social e Música, pós graduanda em Produção de Eventos-Senac-SP. Trabalha há 20 anos como  regente de Coral Infantil. Especializou-se no Instituto ORFF em  Salzburgo, Áustria, e na Butler University, Indianápolis-EUA com o Maestro Henry Leck onde acompanhou  as atividades do I.C.C.- Indianápolis Children’s Choir. Presidente da ARCI de1997 a2000, acompanhou o Coral “ Vozes da ARCI ” no Festival do  teatro Carnegie Hall-Nova York. Como diretora da Pró Coral Eventos criou o Gran Finale – Festival Nacional de Corais e Jovens que está na 9ª edição.

Ari Colares – Músico e educador especializado em percussão e ritmos brasileiros. Atuante no Brasil e exterior, seja lecionando ou tocando com importantes nomes da música, como Naná Vasconcelos, Monica Salmaso, Zizi Possi, etc. Participa de diversos projetos com o pianista Benjamim Taubkin, destacando-se Cantos do Nosso Chão e América Contemporânea. Faz parte, com o contrabaixista Zeca Assumpção, do trio da pianista Heloisa Fernandes.

Ana Yara Campos – Participação em coros, aulas e trabalhos com importantes maestros em Santos, Campinas, São Paulo. Mestrado em Educação (2005). Percurso: direção de coros (comunitários, universitários, empresas), elaboração de repertório coral (infantil e adulto) e formação de professores e regentes.

André Hosoi – Integrante e coordenador pedagógico há 13 anos do núcleo BARBATUQUES- grupo de renome internacional que utiliza o próprio corpo como instrumento musical. Sua forma singular de fazer música tornou o grupo reconhecido no meio artístico, e têm se apresentado pelo Brasil a fora, em países da Europa, Estados Unidos,África do Sul e China ,além de parcerias com Bobby McFerrin e inúmeros artistas no Brasil.André Hosoi foi diretor do núcleo AUÊ por 12 anos e ministrou oficinas e treinamentos em escolas e universidades por todo o país, além de Espanha, Portugal, França, entre outros.

Contatos