fbpx

Histórico Pró Coral eventos

 

HIstórico da Pró-Coral Eventos Artísticos

 

Lilia Valente/ Pró –Coral Eventos organiza eventos na área específica de canto coral, há mais de 20 anos. Entre os principais eventos produzidos estão:

 

  • Oficina Coral Infantil Primeiros Passos –, que acontece anualmente desde 2003 estando na sua sétima edição. A Oficina é direcionada para regentes iniciantes e fornece subsídios para os que iniciam ou pretendem iniciar um trabalho com coral infantil.

 

  •  Quatorze edições do Encontro de Corais Infantis de Salto/SP ,em comemoração ao aniversário da cidade ,que aconteceram anualmente desde 1991 e reuniram mais de 80 corais e cerca de 2.400 coralistas.

 

  •  Cinco edições do Encontro de Corais no Circo Escola do Projeto Âncora/SP.

 

  • Projeto Caixa Coral/ Caixa Econônica Federal : durante uma semana reuniu corais infantis para apresentações de natal no Átrio do prédio  da Caixa na praça da Sé /SP.

 

  • Como presidente da ARCI- Associação de Regentes de Corais Infantis- 1997/2000 organizou :

-16 Oficinas de reciclagem para regentes com temas de grande interesse e com profissionais de destaque da atualidade;

– 4 Encontros de Corais, com 25 grupos participantes de várias regiões reunindo 1000 vozes infantis em cada ocasião com os temas :

           O trem da Alegria

 

            Salvem os oceanos

 

            Canta criança, Brasil 500 anos

 

             Ciranda, CirandARCI – Cantorias e Batuques do Brasil

 

               -1ª Convenção da ARCI em Serra Negra/SP e 1ª Mostra Vocal de Serra Negra;

    – 2ª Convenção da ARCI em Itu/SP, com a Mostra Vocal do Festival, que reuniu 40 grupos corais mais representativos do momento, tanto infantil como juvenil e adulto.

-1º Curso Internacional de Regência com o maestro Henry Leck, de Indianápolis,     EUA, que contou com o concerto do ICC – Indianápolis Children’s Choir- Coro Infantil com 80 integrantes e o IYC – Coro Juvenil sob a regência de Dr.Tim Brimer, ambos da Butler University- Indianápolis.

 

             – Idealizou e coordenou por 5 anos o coro “VOZES DA ARCI” – formado por cerca de 200 crianças de 26 diferentes corais de regentes filiados à ARCI, sob a batuta do maestro Elias Moreira da Silva ;

 

 

 

                – Dirigiu e acompanhou o coro “Vozes da ARCI”,preparado pelo Maestro Elias Moreira da Silva , no 11º Festival Anual no Teatro Carnegie Hall, Nova York, em abril de 2001.

 

  • Em 2009 produziu o CORAL 400 VOZES NOS 400 ANOS DE ITU/SP,coral comemorativo aos 400 anos de fundação da cidade de itu que envolveu 400 crianças de 13 escolas municipais e particulares da cidade de Itu/SP.

 

  • Produz o Gran Finale- Festival Nacional de Corais Infantis e Jovens que está na décima edição,que reúne mais de 600 vozes,selecionadas entre os melhores corais de todo Brasil, que reúnem-se em dois grandes coraisl com um maestro internacional convidado.(site www.granfinalefestival.com.br)

 

O seu principal evento, tendo em vista que está na 10ª edição , está o Gran Finale. Nestas nove edições de Festival reunimos cerca 791 regentes de mais de 15 estados do Brasil, participaram  192 corais com 3.660 crianças .Tivemos renomados maestros convidados como o americano Henry Leck-titular do Teatro Carnegie Hall –Nova York ,Maestro Dr. Tim Brimmer-Butler University-EUA., a maestrina Carmen Mettig Rocha- Salvador-Bahia , o maestro Teruo Yoshida – São Paulo ,o maestro Elias Moreira da Silva – São Paulo. Reunimos um público de 13.000 pessoas nos concertos gratuitos na Sala São Paulo/SP, Memorial da América Latina/SP,e no Teatro Castro Alves em Salvador-Ba.

 

Este formato de Festival é único e inovador no Brasil, e espelha-se no tradicional festival anual que acontece no Teatro Carnegie Hall de Nova York, e contou em outras edições inclusive em 2010 com a vinda do maestro Henry Leck-titular do festival de Nova York .

 

Durante essas nove anos de sucesso do evento, tivemos como atividade complementar um workshop aberto a todos os regentes em geral ,independente de participarem com seus grupos,com o objetivo de instrumentalizar e reciclar os conhecimentos com a abordagem de novos temas e a observação dos ensaios.

 

 

Em 2002

Em 2003

 

Nossa convidada, a Prof. Carmen Mettig Rocha (Salvador-Bahia) uma das maiores educadoras musicais do país.

 

 

Em 2004

 

 

 

 Sala São Paulo – a mais moderna Sala de Concertos da América Latina.

 

Em 2005

 

 

 

O Coral Infantil “ECO”, com mais de 30 anos de existência, foi especialmente convidado para a abertura, sob a regência  maestro Teruo Yoshida que também regeu o Coro Gran Finale.

2006

Memorial da América Latina/SP

 

Em 2007

 

 

Realizado no Nordeste, Salvador-BA, com um público de 3.300 pessoas no  Teatro Castro Alves ,sob a regência do Maestro Elias Moreira da Silva e apoio do IEM – Instituto de Educação Musical/ Profª Carmen Mettig Rocha..

 

Em 2008

 

 

Memorial da América Latina/SP com a participação especial da  Orquestra Jovem Tom Jobim, regente Roberto Sion.

 

Em 2010.

 

Memorial da América Latina/SP Abertura – Jordan Jazz-Grupo Vocal da Butler University de Indianápolis-EUA, com seu Maestro Dr. Tim Brimmer. E a participação especial da Bateria da Escola de Samba Pérola Negra/SP .

Clipping de Imprensa.